Orçamento Rápido

Realize seu Orçamento


Como a energia solar tem mudado a realidade de comunidades na Amazônia

15
Maio

Como a energia solar tem mudado a realidade de comunidades na Amazônia

Estima-se que 1 milhão de pessoas no Brasil não tem acesso a eletricidade, deste número 99% moram na Amazônia legal, são mais de 990 mil pessoas isoladas, sem nenhum acesso à energia. 

Outras formas de geração de eletricidade não chegam a essas pessoas, pelo impacto negativo que uma hidrelétrica, ou outras por queima de combustíveis fosseis pode ter no ecossistema em volta, que é protegido por lei.

Mas agora essa realidade tem mudado graças a energia solar, com a instalação de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia, as famílias de vilas isoladas do Sistema Interligado Nacional (SIN), agora podem ter acesso à eletricidade, o que lhes permite realizar tarefas diárias, como iluminar suas casas, carregar telefones celulares, assistir TV e usar eletrodomésticos 24 horas por dia, o que além de trazer mais dignidade as vilas incentiva a economia local em vários setores.

Para incentivar o consumo da energia renovável na região, o BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, disponibilizou uma linha de financiamento nova. O programa-piloto Amazônia Social espera financiar 1.600 instalações nos próximos anos, o financiamento pode impulsionar projetos de áreas remotas que já se espalham pela região amazônica.

Ainda são muitos desafios, o setor tem um longo caminho para percorrer, mas ações como essas mostram os valores que a energia solar representa, geração de energia limpa promovendo o desenvolvimento sustentável do planeta.




Fontes: internet, epbr, wwf


SEJA UM FRANQUEADO

Adquira já sua unidade e faça parte
do mercado que mais cresce no Brasil.

Quero saber mais
FALE COM NOSSO CONSULTOR Whatsapp